A RELAÇÃO DA NATAÇÃO COMO MODALIDADE ESPORTIVA, NA AUTOACEITAÇÃO PARA DEFICIENTES COM ANOMALIA FÍSICA CONGÊNITA.

Yasmin El Hayek, Edileuza Simões Dos Santos, Rosangela Torres Galindo, Yane Lacerda Santos

Resumo


O objetivo deste estudo é estabelecer a natação como uma ferramenta de motivação para as pessoas com anomalia congênita, em relação ao aumento de autoestima. Além disso, buscou-se a compreensão do papel do professor de Educação Física como um mediador para este aluno nas relações interpessoais e sua interação com a sociedade. Os métodos utilizados para tais investigações foram revisão de literatura e uma entrevista com um paraatleta de natação. A partir de uma abordagem qualitativa, as principais conclusões foram que as demandas sociais por corpos perfeitos com elevados padrões de beleza estética, bem como a exigência da produtividade do corpo leva pessoas com deficiência a sentimentos de inutilidade. Por outro lado, verificou-se que o apoio da família, amigos e professores de Educação Física, podem contribuir para a autoaceitação e a melhora do indivíduo em seus padrões emocionais e de integração social. Em resumo, a natação pode ser uma ferramenta poderosa para professores de Educação Física no trato de pessoas com anomalia congênita ao trazer desafios, aumentando a sua autoestima e colaborando no sentido de inclusão social, com consequente realização pessoal ao passo que torna este indivíduo ativo socialmente.    


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