AS CONSEQUÊNCIAS DAS EXPERIÊNCIAS DO LÚDICO COM CRIANÇAS DA PRÉ- ESCOLA II.

Dirce E. Tavares, S.A. da Silva

Resumo


Prender a atenção do aluno sem perder o foco da aprendizagem nos dias atuais é um verdadeiro desafio, pois vivemos rodeados pela mídia e uma variedade de recursos tecnológicos, isso exige do professor uma reflexão da sua prática. Inovar a prática pedagógica é o desafio que deveria impulsionar os professores no fazer cotidiano. Jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade desde o seu inicio. O presente artigo trata do resgate do lúdico como processo educativo, demonstrando que ao se trabalhar ludicamente não se esta abandonando a seriedade e a importância dos conteúdos a serem apresentados a criança, pois as atividades lúdicas são indispensáveis para o seu desenvolvimento sadio e para a apreensão dos conhecimentos, uma vez que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos. Esta pesquisa se baseou numa abordagem qualitativa como metodologia. Por meio das atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.


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