A ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DA PSICOPEDAGOGIA

Dirce Encarnacion Tavares, Adriana Helena Fernandes de Lima

Resumo


Esta pesquisa aborda o significado da ludicidade na educação infantil. A abordagem aplicada foi a qualitativa, usando o instrumental descritivo. O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos. Com a valorização do brincar, surge a necessidade de diferenciar os termos: jogo, brinquedo e brincadeira, que, muitas vezes, são usados como sinônimos, mas a pesquisa esclarece que tais termos não têm os mesmos significados. Compreendeu-se que o lúdico é significativo para a criança construir seus pensamentos e tornar-se cidadãs deste mundo capaz de exercer sua cidadania com competência, saber resolver os problemas e compreender o mundo de diferentes formas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.