A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM EM MEIO À CRISE DO FRACASSO ESCOLA HOJE.

Dirce Encarnacion Tavares, Francisca Maria Silva Sousa

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de abordar a atuação do psicopedagogo institucional e seu papel dentro do grupo escolar, levando em consideração as dificuldades de aprendizagens de muitos alunos dentro da instituição. É uma pesquisa qualitativa, com uma leitura teórico-crítica. Foi possível apresentar algumas questões relevantes que poderiam explicar alguns motivos para o fracasso escolar. Muitas vezes, o fracasso escolar está voltado para a falta de estimulo do próprio individuo. Em outras circunstâncias, se percebe que está relacionado ao meio em que o individuo está inserido, seu contexto social, cultural e comunidade escolar. É possível compreender que as atitudes tomadas, podem influenciar positivamente ou negativamente o individuo em questão. O psicopedagogo assume um papel de extrema importância, pois se coloca como mediador, buscando entender todo o contexto ao qual está inserido. Assim sendo, terá uma postura neutra, não podendo tomar partido perante as diversas situações que lhe serão apresentadas. Percebe-se também que o papel do psicopedagogo é de parceria entre a instituição escolar, família e alunos. Entende-se que, principalmente, o psicopedagogo está voltado para a prevenção de possíveis dificuldades, dessa maneira, busca métodos que possam auxiliar a diminuir o fracasso escolar.

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