DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS PARA ALUNOS QUE APRESENTAM IMATURIDADE COGNITIVA E EMOCIONAL NA FASE DO LETRAMENTO

Dirce Encarnacion Tavares, Fabiane Marques

Resumo


Este trabalho tem como objetivo compreender e analisar o papel do psicopedagogo no trabalho Institucional com relação ao diagnóstico e intervenções a crianças que possuam imaturidade cognitiva e emocional para a aprendizagem. Acredita-se que quando o aluno está em fase de alfabetização, é preciso que ele busque conhecer a estrutura da escrita, sua organização e seus princípios que contém a relação da escrita e oralidade para que assim possa aprender e se desenvolver. Porém quando o aluno apresenta uma dificuldade nessa área, ele deve ser encaminhado logo que seja detectado o problema para um profissional especialista que diagnostique e acompanhe essa criança. Para a realização do mesmo, a metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa, que reúne opiniões variadas de autores renomados para comprovação da tese. Verificou-se que a participação do psicopedagogo nesse processo na instituição escolar é de grande relevância, pois, o mesmo realiza um papel fundamental no auxílio e orientação de professores e pais, para que as crianças em seu processo de desenvolvimento intelectual se desenvolva e atinja a aprendizagem de forma significativa. Na sua atuação ele busca compreender o aluno de maneira interdisciplinar, buscando apoio em várias áreas do conhecimento e analisando a aprendizagem no contexto escolar, familiar e no aspecto afetivo, cognitivo e biológico fazendo as intervenções necessárias e atuando preventivamente.

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