CAMINHOS DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: FORMAÇÃO EM CICLOS EM SAÚDE.

Gustavo Marques Porto Cardoso, Thyana Cordeiro Lopes, Marcelle Esteves Reis Ferreira, Renata Meira Véras, Maria Thereza Dantas Ávila Coelho

Resumo


O presente artigo tem por objetivo levantar algumas considerações acerca da formação em ciclo em saúde no sistema brasileiro de ensino superior e a sua contribuição para a mudança do perfil de formação dos egressos com um olhar mais ampliado sobre o conceito de saúde e centrado na tríade saúde-doença-cuidado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e descritivo. Apesar da dificuldade em alocar os componentes curriculares nos eixos culturais estruturantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (humanístico, artístico e científico), pelo fato do campo da saúde se apresentar como uma área mit-disciplinar, ainda assim esse tipo de formação favorece o aumento da percepção dos alunos na complexidade do campo da saúde através da multiplicidade de saberes e práticas, tornando-os indivíduos mais conscientes e críticos em relação aos temas inerentes ao campo.

 

Palavras-chave: universidade; educação superior; formação; saúde.


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