A Brincadeira como Orientação Psicopedagógica: lazer ou aprendizagem?

Dra. Dirce Encarnacion Tavares

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi apresentar o brincar como ferramenta de trabalho para o educador e como o olhar do psicopedagogo utiliza essa ferramenta para trabalhar junto com a escola, professor, orientador e psicopedagogo.Esta pesquisa tem o foco na importância do brincar na vida da criança, onde se tem valorização do brincar no dia a dia do educador, como uma ferramenta importante para a educação da criança e onde apesar de ser um instrumento de trabalho nem sempre é reconhecida como ferramenta de trabalho.A metodologia empregada neste trabalho foi a qualitativae se aplicou um
questionário no qual a coleta de dados foi realizada através das respostas apresentadas pelos educadores. A metodologia empregada neste trabalho foiinformações retiradas de livros, revistas, artigos e um questionário no qual a coleta de dados foi realizada através das respostas coletadas.O brincar esta sempre presente na vida da criança não importa a sua cultura, raça ou cor, é uma atividade que possui um papel de grande valor no desenvolvimento das mesmas, e que se torna sempre um meio de relacionamento deeducador e aprendiz.


Palavras-chave: psicopedagogo, aprendizagem,brincar.


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Referências


TAVARES, D. E.; ZÓBOLI, G. B.; SANTANA, R. A. G. A Brincadeira como Orientação Psicopedagógica: lazer ou aprendizagem? UniÍtalo em Pesquisa, URL: www. Ítalo.com.br/portal/cepesq/revista eletrônica.html. São Paulo SP, v.5, n.2 p. 268-283, Jul/2015.


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