UM ESTUDO SOBRE AUTORIA NO GÊNERO DO DISCURSO AUTOBIOGRAFIA

Tiago Ramos Mattos

Resumo


Este trabalho perspectivou uma breve imersão em um gênero do discurso do particular, do íntimo, da retrospecção e de certa complexidade constitutiva: a autobiografia. Trata-se do diálogo entre o “eu” como “eu” e do “eu” como o outro, que configura um desconcerto de vozes característico deste gênero do discurso tão densamente povoado. Caracteriza-se por um pacto autoral que compõe um universo reconstrutor da realidade, que busca o real e o verídico, assentado naquilo que tem de mais verificável e indiscutível: o nome próprio. É nessa relação entre o autor, a verdade e o leitor e as estratégias linguísticas empregadas pela autoria com o intuito de manter o contrato da veridicção no gênero, que fazemos a pergunta: Como se caracteriza a autoria, levando-se em conta a personagem, a relação narrador-autor e o posicionamento enunciativo-discursivo na autobiografia? O objetivo geral consiste em investigar os caminhos de autoria neste gênero discursivo, observando atentamente as características que o compõem. Para isso, empregamos as considerações teóricas fundamentadas em Arfuch (2010) Bakhtin (2010) Foucault (2015) e Lejeune (2008), a fim de delinear os conceitos que permeiam autoria e autobiografia na contemporaneidade. Nosso objeto de estudo foi o livro escrito pela jovem menina laureada com o prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai – em parceria com a jornalista Cristina Lamb – “Eu sou Malala”.Nossas análises revelam ter – a autobiografia da ativista paquistanesa – três posicionamentos enunciativo-discursivos possíveis: o “eu” como “eu” (canônico), do “eu” como “tu” e do “eu” como “ele”, caracterizando um dialogismo intrínseco às escolhas de autoria propostas por Malala Yousafzai e Cristina Lamb e também pela constituição estilística determinante deste gênero do discurso. Tem uma consciência biográfica aventuresco-heroica que vivência um empoderamento feminino construído pela autoria, com o intuito de desenhar a protagonista como uma defensora da mulher e da educação em seu país e no mundo.

 

Palavras-chave: autobiografia; autoria; gênero do discurso; enunciativo-discursivo.


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