BASE NACIONAL: O USO DA DIVERSIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO DE LEITORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL I

Catia Rodrigues, Thays Flor

Resumo


Juridicamente, todos os caminhos levaram à Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que após intensos debates, teve sua nova versão final homologada pelo Ministério da Educação em dezembro de 2017. Com a finalidade de estabelecer objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, o documento reforça,em Língua Portuguesa, o uso da diversidade de gêneros textuais desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental – anos finais, para o aprendizado efetivo da competência em leitura. Entretanto, formar leitores requer um investimento significativo na construção de uma comunidade que compartilha seus textos, troca impressões acerca de obras lidas e constrói um percurso leitor próprio, inicialmente mediado pelo professor e, posteriormente, com autonomia. Partindo deste pressuposto, o presente artigo tem o objetivo de mostrar a importância do uso da diversidade de gêneros textuais na formação de leitores da Educação Infantil até o Ensino Fundamental I, suas articulações de percurso em sala de aula e de que forma a BNCC articula essa proposta ao longo dessas etapas da educação.


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