UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO SOBRE OS ALUNOS QUE SOFREM DE ALGUM TIPO DE EXCLUSÃO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Dirce Encarnacion Tavares, Ester Fernandes Pereira Sampaio

Resumo


O objetivo deste estudo é discutir o papel do psicopedagogo clínico na inclusão de alunos que sofrem de algum tipo de exclusão na sociedade, já que entendemos que as escolas ainda não estão estruturadas para receberem a diversidade que nos cercam. O psicopedagogo pode contribuir para uma aprendizagem eficaz, respeitando as limitações, potencializando as capacidades e estimulando novas aprendizagens de forma efetiva, que faça sentido para o aprendiz e solidifique suas novas aquisições. A metodologia utilizada nesta pesquisa é a qualitativa, que de forma crítica e reflexiva, analisa alguns conceitos históricos sobre a inclusão de pessoas com deficiências na sociedade, como elas eram vistas e as mudanças que aconteceram até chegarmos aos dias atuais. Com esta pesquisa, buscamos abordar o papel do psicopedagogo clínico na instituição escolar, como ele, com um atendimento extracurricular, pode trabalhar com os alunos que sofrem de algum tipo de exclusão na sociedade, seus professores e pais, para conseguirem trabalhar com essas crianças harmoniosamente para que haja conquistas eficazes de novas aprendizagens, nas diferentes áreas de conhecimento. A interação entre família, escola e psicopedagogo propicia um desenvolvimento mais saudável ao aprendiz, e o psicopedagogo, com o seu olhar clínico e investigativo, vai ao encontro de estratégias para um melhor processo de aprendizagens dessas crianças.


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