O LÚDICO E A PSICOMOTRICIDADE NA PREVENÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

Evodite Gonçalves Amorim de Carvalho, Cristina Mieco Watanabe

Resumo


Esta pesquisa refere-se a utilização da psicomotricidade e das brincadeiras adequadas para as crianças do maternal, procurando estar atento ao amadurecimento cognitivo, físico e intelectual, ao que a criança está preparada para absorver ou não e ao que é esperado como resposta do desenvolvimento. O lúdico e a psicomotricidade por intermédio da brincadeira são umas das peças fundamentais na vida de uma criança para poder prepará-la para as fases seguintes, são instrumentos de estimulação, desenvolvimento e prevenção da dificuldade de aprendizagem. Por meio do lúdico e da psicomotricidade, a criança irá produzir novos conhecimentos, desenvolver o pensamento, assimilar o que acontece ao seu redor, estimular a sua atenção, percepção, a coordenação motora e ampliar seu vocabulário, entre tantas outras áreas a serem trabalhadas. O lúdico proporciona à criança o relacionamento interpessoal, reforça as habilidades sociais, faz com que ela aprenda a lidar com frustrações e limites. A psicopedagogia institucional visa identificar e proporcionar condições adequadas para a estimulação e desenvolvimento esperados das crianças de forma preventiva.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.