Efeitos de um programa de curta duração de atividades circenses nas capacidades físicas das crianças: um novo enfoque das artes circenses no Ensino Fundamental.

Me Caio Graco Simoni da Silva

Resumo


As artes circenses possuem conteúdos relevantes a serem tratados na escola, identificando dentro destes conhecimentos os que realmente podem ser sistematizados e ensinados no âmbito extraescolar e nas aulas de educação física. O objetivo deste estudo foi mensurar o desenvolvimento das capacidades físicas básicas de um grupo de crianças após serem submetidas a um curto período de aulas de circo. A metodologia do estudo foi desenvolvida através de um teste de avaliação motora e capacidades físicas baseados nos sistema EUROFIT onde foram aplicados um pré e um pós-teste. Um grupo de 12 crianças entre 9 e 11 anos do ensino fundamental fizeram parte do projeto. Unindo o lado lúdico das atividades circenses com o seu potencial para o desenvolvimento motor dos alunos, por meio das acrobacias de solo e de exercícios de preparação física, obtivemos os resultados significativos tanto nos testes como no processo pedagógico.

Palavras-chave: circo, acrobacias, capacidades físicas, arte circense, educação física escolar.


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Referências


HAYEK,T. F. M. et al. Jung e o jardim das delicias: conversas com Hieronymus Bosch. UniÍtalo em Pesquisa, URL: www. Ítalo.com.br/portal/cepesq/revista eletrônica.html. São Paulo SP, v.5, n.2 p. 410-439, Jul/2015.


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