O PAPEL DO ENFERMEIRO COMO EDUCADOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA NA AULA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Bruno Antonio de Assis, Maria Rosangela Lima de Sousa, Patricia Eringer, Rodrigo Rhuan Prudêncio dos Santos, Ronei Maciel Procópio, Rosilene Ferreira de Souza, Maria Luiza Passanezi Araújo Gomes

Resumo


INTRODUÇÃO: A educação é um fenômeno social e universal, uma atividade humana fundamental à existência e ao funcionamento da sociedade. Através da educação, é possível modificar os modos de pensar e agir de uma sociedade, seus meios de produção, sua história. No caso da educação em saúde, os conhecimentos incorporam tecnologia e pesquisa e buscam trazer benefícios para a população como uma melhora da qualidade de vida. A educação tem um papel essencial na construção do futuro da enfermagem, sendo primordial na preparação de profissionais; desse modo, enfermeiros educadores devem continuamente examinar e desenvolver o conteúdo já existente, e introduzir novas metas, conteúdos e métodos de ensino que alcancem as necessidades das pessoas a quem servem. A atenção primaria à saúde, de acordo com o Ministério da Saúde, caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência dos autores como discentes, no processo ensino-aprendizagem por meio de palestra educacional com o tema Primeiros Socorros. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado durante o ensino teórico-prático da disciplina de educação em saúde do sétimo semestre de Bacharelado em Enfermagem, ministrado em uma instituição do ensino superior (IES) da zona sul de São Paulo. O interesse pela escolha do tema se justifica para aprofundar os conhecimentos frente à importância do profissional enfermeiro como educador.

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