A PRESENÇA DA POBREZA E DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO

Rafael Lopes de Sousa, Viviane Vieira Hatakeyama, Andreia Mendes de Oliveira

Resumo


A luta pela igualdade de direito tem ganhado grandes proporções ao longo dos anos permitindo a visibilidade de alguns grupos sociais. Esse processo contribuiu com a criação de políticas voltadas para atender as demandas de alguns seguimentos da sociedade, principalmente no combate a desigualdade. É importante frisar que nenhum individuo nasce desigual, mas sim em condições de desigualdade. Condições essas que foram ocasionadas por processos históricos que deixaram marcas e que foram se reproduzindo na sociedade. Essa pesquisa teve caráter bibliográfico para abordar a educação, pobreza e desigualdades sociais e a presença da pobreza e das desigualdades sociais nas escolas e as questões que isso traz para as políticas e práticas educacionais. Aborda também a Escola e a organização dos seus tempos e espaços, dando ênfase a territorialidades e os saberes e experiências dos coletivos sociais. Por fim é abordado o currículo, sua organização escolar e diversidade levantando apontamentos do conhecimento, ciência e pobreza.

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