CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: MOTIVAÇÕES PARA UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA.

C. L. SILVA, L. A. P. SILVA

Resumo


Este artigo tem como objeto de análise a Educação Física no âmbito escolar numa perspectiva da aprendizagem e da motivação dos professores/as no que se refere a uma prática transformadora. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é compreender as relações entre as concepções pedagógicas e as motivações dos professores/as na Educação Física escolar, sobretudo de suas intencionalidades geradoras de uma concepção da Cultura Corporal do Movimento como fonte geradora de significados e sentidos. A metodologia utilizada se embasa na pesquisa do tipo bibliográfica, cuja compreensão reside em reunir as informações e dados que servirão de base para a construção deste estudo. Por fim, pôde-se compreender que a motivação/intencionalidade dos docentes resulta de uma sucessão de encontros e desencontros permeados por concepções pedagógicas, conhecimento e linguagem e condição existencial e que nesse complexo emaranhado de sentir, pensar, e agir, na sua corporeidade vivencia o seu modo de ser professor e professora que pode resultar tanto num embotamento como numa vitalidade pedagógica.

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