A MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES E DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO: UMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA.

C. L. SILVA, E. O. ARRUDA

Resumo


Esta pesquisa teve como objeto de análise a Educação Física no âmbito escolar numa perspectiva da aprendizagem e da motivação dos professores (as) no Ensino Fundamental II e Médio noque se refere a uma práxis transformadora. O objetivo desta pesquisa foi compreender se há uma relação entre as concepções pedagógicas e as motivações/intencionalidades dos professores (as) na Educação Física escolar. A metodologia utilizada foi uma pesquisa fenomenológica, especificamente uma abordagem hermenêutica, tendo como sujeitos da pesquisa professores (as) que atuam no contexto do Ensino Fundamental II e Médio, de modo que a partir de duas questões geradoras foram coletados as narrativas para compreensão de significados e sentidos e, ainda, o método fenomenológico-hermenêutico para compreensão das ações a partir de uma matriz compreensiva a fim de cruzar os discursos com as interpretações deste pesquisador. Por fim, pôde-se compreender que a motivação/intencionalidade dos docentes desta pesquisa resulta de uma sucessão de encontros e desencontros permeados por concepções pedagógicas, conhecimento e linguagem e condição existencial e que nesse complexo emaranhado de sentir, pensar, e agir, na sua corporeidade vivencia o seu modo de ser professor e professora que pode resultar tanto num embotamento como numa vitalidade pedagógica.

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