POLÍTICA SOCIAL: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO INICIADA PELOS JESUÍTAS.

Yara Kassab Kassab, Claudemir Ramos da Silva Sugahara

Resumo


Este trabalho examina as manifestações de atividades lúdicas presentes na educação, na catequese, nas artes e nos ofícios utilizadas como estratégia metodológica pelos jesuítas no Brasil no século XVI.Os jesuítas tiveram êxito na catequização na educação e no exercício das artes e ofícios por terem estabelecido um complexo processo de oposições e sínteses culturais, muito próprias das ideias da Companhia de Jesus. Elementos como a dança, os jogos, o teatro, a mímica, o entalhe, o esculpir, o tecer, tanto dos índios como dos europeus, reelaborados pelos jesuítas, passaram a coexistir no Brasil do século XVI.Os inacianos tiveram a sensibilidade e a destreza, de assegurar e reconhecer os  conhecimentos, as experiências e a língua dos nativos da América Portuguesa, o que deu suporte às relações de dominação e subordinação realizada pela Companhia de Jesus, objetivando a salvação de homens e almas, para a “maior glória de Deus”. A educação
para o trabalho permeia a sociedade de hoje que busca, no trabalho, equilíbrio e bem-estar social, além de uma economia sustentável.
Palavras-chave: política educacional, política social, lúdico. jesuítas,
economia.


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