PAPÉIS DO LÚDICO NA INTERDISCIPLINARIDADE

L.F. CARNEIRO

Resumo


O artigo se caracteriza pelo estudo da representação do lúdico nos livros didáticos de maneira interdisciplinar, específicos para o aprendizado da Língua Inglesa, utilizados em aulas particulares. Assim sendo, pretendeu-se responder como os livros apresentam a ludicidade, de que modo os autores retratam as atividades lúdicas e se, os livros utilizados exploram a interdisciplinaridade enquanto recurso didático pedagógico. Este texto tem o propósito de apontar a aplicação do lúdico em um processo interdisciplinar, utilizado como prática pedagógica para o ensino da Língua Inglesa em aulas particulares on-line realizadas com o público entre 13 e 60 anos, no ano de 2020, durante a pandemia da COVID-19, em adequação ao distanciamento social. Como material de pesquisa, utilizou-se a coleção English ID da editora Richmond - São Paulo, composta por sete livros (Starter, 1A-B, 2A-B e 3A-B). Para a escolha deste material, tomou-se por princípio as exigências do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, que são regidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s. A partir destes livros, o método empregado envolveu a observação das atividades que desenvolveram o aspecto lúdico de maneira interdisciplinar. Desta forma, tomou-se por base teórica as ideias do trabalho interdisciplinar defendido por Ivani Fazenda e Hilton Japiassú. Buscou-se ainda, apresentar as possibilidades encontradas em atividades lúdicas justificadas pelo homo ludens de Huizinga e dissertada por vários outros autores. Estes procedimentos demonstram que tanto a ludicidade, quanto o estudo interdisciplinar são capazes de promover a construção do conhecimento por meio de interação social e inserção do aluno ao ambiente favorável à aquisição da língua estrangeira.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.