PRÁXIS DA CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO: CORPOREIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE COMO ABORDAGEM EDUCACIONAL EMERGENTE

Clayton Lopes da Silva, Eduardo Okuhara Arruda

Resumo


A disciplina de Educação Física tendo como especificidade a Cultura Corporal do Movimento orienta suas práticas pautadas na consolidação do desenvolvimento integral do aluno/a. Assim, trata-se de um campo pedagógico que se consolida em uma educação com ênfase no protagonismo, autonomia, construção de valores e desprendimento de concepções ingênuas de julgamento e preconceitos. O objetivo desta pesquisa foi compreender a Cultura Corporal do Movimento sob um enfoque da Corporeidade e da Transdisciplinaridade numa aproximação com a Base Nacional Comum Curricular, a fim de propor uma reflexão crítica sobre a importância da ação de propostas educacionais emergentes. Uma das competências da Educação Física, a partir da BNCC, é compreender o sentido da Cultura Corporal do Movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual, considerando que o ser humano utiliza o corpo como forma de linguagem e expressão de si.

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