A INCLUSÃO PELA ARTE DA CRIANÇA COM TDAH

Cristiane Pereira Policeno, Marcia Critina Polacchini de Oliveira

Resumo


O presente artigo revela, por meio da pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, o que é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e como o ensino da arte promove a inclusão escolar deste aluno. Empregou-se como base de dados o google acadêmico, a plataforma Scielo, os periódicos do CAPES, livros físicos e documentos oficiais. Constatou-se que a realização do processo de aprendizagem por meio da arte em sala de aula obteve maior relevância a partir da elaboração da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que orienta e direciona as habilidades e competências desenvolvidas na escola, trazendo para o ambiente escolar um professor mediador, que contextualiza o fazer arte com a necessidade intelectual, cognitiva e sensorial do aluno. Sendo o objeto de estudo crianças com deficiência intelectual, é possível por meio da arte-educação promover a inclusão e minimizar os problemas enfrentados por esses alunos em sala de aula? A perspectiva inclusiva propõe que todos possam aprender por meio da arte e da educação que trilham juntas o mesmo caminho; então, a oportunidade de transformação é ofertada, basta um olhar atento do professor capacitado para a realização da mudança, enxergando as necessidades de cada aluno, explorando os talentos, ressignificando o processo de ensino, contribuindo para uma aprendizagem significativa.


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