COMO PROVOCAR O CORPO DO ATOR: AS MÁSCARAS COMO IMPULSO DO CRIAR NA ATUAÇÃO CÊNICA

Luisa Silva, Márcia Cristina Polacchini de Oliveira

Resumo


Este artigo aborda o processo pedagógico do ator por meio das máscaras teatrais, passa pelo estudo das máscaras desmembrado por algumas vertentes que, apesar de infinitas e diversas, trabalham melhor com a ideia da didática e do método como exercício para o ator melhorar e ampliar seu trabalho cênico. Para isto, a pesquisa mostra dois diferentes processos corporais: a biomecânica de Meyerhold, o teatro-dança de Pina Bausch e, após a abordagem sobre o corpo, foca nas máscaras com a intenção da ampliação e a consciência corporal do ator, são elas: a neutra, a expressiva, as da Comédia dell’Arte e a do palhaço. Assim, o artigo destaca a importância das máscaras como método pedagógico do ator tanto em trabalhos mascarados ou não.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.