QUANDO O TEATRO TERAPEUTIZA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS POSSIBILIDADES E CONSEQUÊNCIAS DO FAZER ARTÍSTICO EM SALA DE AULA

Juliene Sales Gonçalves de Souza, Márcia Cristina Polacchini de Oliveira

Resumo


A pesquisa estabelece uma investigação ao redor da prática teatral inserida na educação formal e seus possíveis efeitos terapêuticos. Uma vez compreendido, com bases teóricas, a existência de tal efeito, o artigo traz relatos feitos por profissionais da área e suas visões sobre a realidade prática do tema dentro da dinâmica escolar. Neste artigo, une-se conhecimento teórico e de campo em busca de explorar as circunstâncias necessárias para que o teatro seja trabalhado com objetivos e metodologias próprias e, consequentemente, terapeutizar. Entende-se os benefícios que este efeito terapêutico pode representar para os alunos em suas vivências dentro e fora do ambiente educacional, bem como o caminho para que a escola faça valer as metodologias artísticas como um agente colaborativo em busca da formação interdimensional do indivíduo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.