Autoconhecimento e aprendizagem: uma educação de qualidade.

Herminia Prado Godoy, Raquel Rocha Tavares

Resumo


Esta pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliográfica com relato de memórias e interlocuções com base na narrativa versou sobre o autoconhecimento. Pode-se verificar a importância do autoconhecimento,pois, é ele que motiva, encoraja e fornece segurança para o aprendente, além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e auxiliar na formação humana. Profissionais que vivem a interdisciplinaridade para efetivar suas ações educativas melhoram o aprendizado. O autoconhecimento gera educação de qualidade, leva ao aprendizado efetivo, a alegria de alcançar os objetivos propostos em sala de aula e fora dela. O educador que se conhece, tratará seus alunos de forma melhor, e o aluno que se conhece, sabe o que quer, o que gosta, suas necessidades e vontades, consegue visualizar seus sonhos e objetivos, aprende melhor. A educação aliada ao autoconhecimento faz muito mais sentido na vida tanto do educador quanto do educando.


Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, C. As emoções no processo de alfabetização e a atuação docente. 1ª Ed. São Paulo: Vetor, 2003.

BELINKY, T. Alegria. São Paulo: Rideel, 2009.

BRAGA, A. R. Autoconhecimento e aprendizagem. Disponível em: http://acritica.uol.com.br/blogs/blog_artigos/Autoconhecimento-Aprendizagem-Professor-Aluno-Ana_Regina_Caminha_Braga_7_655804423.html; Acesso em 28/02/2014.

ESPÍRITO SANTO, R. C. Autoconhecimento na formação do educador. São Paulo: Ágora, 2007.

FAZENDA, I. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1992.

FERREIRA, A. B. de. Dicionário de língua Portuguesa - Mini Aurélio. 8ª Ed. São Paulo: Positivo, 2010.

FLPSH- FUNDAÇÃO LOGOSÓFICA- EM PROL DA SUPERAÇÃO HUMANa. Logosofia. Disponível no em:http://www.logosofia.org.br/ Acesso em 21/07/2014.

TAVARES, R. R. Autoconhecimento e Aprendizagem: Uma educação de qualidade. UNIITALO


Apontamentos

  • Não há apontamentos.