Análise Comportamental da Frequência de Alunos no Ambiente Fitness

Daniela Moraes Scoss, Alexandre Ribeiro, Jander Rodrigues dos Santos, Mayara de Paula, Wagner Souza Santos

Resumo


Este trabalho tem o intuito de abordar a importância da motivação exercida pelo professor de Educação Física nos alunos frequentadores de academias de ginásticas, pois o educador físico, diante das representações sociais dos alunos de academia acerca do corpo ideal, deve não apenas zelar pela sua imagem frente às exigências da forma física. A motivação (Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer) dos praticantes de ginástica de academia é diferente entre homens e mulheres. É imprescindível que se analise o motivo que leva a prática da atividade física em academias de ginástica, levando em conta todos os benefícios oferecidos pela atividade física na população em geral. Através da aplicação do questionário IMPRAF-54 com 60 indivíduos, sendo 30 do sexo feminino e 30 do sexo masculino, foi possível perceber qual o fator motivacional que impulsiona mais homens e mulheres. Conclui-se que as dimensões como Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer avaliados, são uma fonte importante de informação, permitindo entender melhor como esses elementos se integram na dinâmica geral de funcionamento daqueles que se beneficiam.


Palavra chave: Motivação, academia, fitness.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.