A Musicoterapia como Instrumento na Intervenção Psicopedagógica com Crianças Portadoras de Autismo

Hermínia Prado Godoy, Roseli Faustino

Resumo


Este artigo apresenta a Musicoterapia como instrumento na intervenção psicopedagógica com crianças portadoras de Autismo, mostrando resumidamente sobre o Autismo, a Psicopedagogia e a Musicoterapia, suas histórias, suas atuações e o trabalho integrativo e interdisciplinar, onde a criança autista possa encontrar um veículo de comunicação com o mundo; tendo como base a teoria e visão sobre o Autismo no olhar do modelo Benenzon, a definição de trabalho por meio das experiências musicais organizadas por Bruscia e as sugestões de algumas atividades por Albinati. Estes estudos apresentam alguns aspectos importantes a serem observados, entendidos e aplicados, em benefício da criança portadora de Autismo sendo que o resultado mais relevante constatado foi que: cada ser humano é único e especial, e por isso, cabe aos profissionais da educação e saúde, assim como qualquer outro profissional, valorizar, respeitar e aprender com cada um deles. A Musicoterapia, a Psicopedagogia, como nenhuma outra forma de terapia, não poderá curar esta síndrome, mas poderá ajudar o autista a ter uma melhor qualidade de vida e interação, porque o trabalho interdisciplinar constrói pontes e a Musicoterapia facilita a condição de ser autista, pois o trabalho com a música transforma a vida trazendo alegria.

Palavras-chave: Autismo, Psicopedagogia, Musicoterapia, Interdisciplinar.


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