Interferências Líquidas – Visão Psicopedagógica da Motivação na Construção da Aprendizagem .

Dirce Encarnacion Tavares, Thais Borges de Almeida

Resumo


O presente estudo apresenta algumas considerações sobre como a liquidez interfere na motivação da aprendizagem. Considera conceitos e implicações da motivação, como essa se forma e qual a sua importância para a construção do conhecimento sobre um olhar psicopedagógico, levando em consideração a sociedade liquida que age, transforma e plurissignifica as questões da aprendizagem. Procuramos possibilitar a compreensão sobre a motivação na construção da aprendizagem, e como esta interfere diretamente na educação formal e evolução do conhecimento. As escolas apresentam uma grande defasagem nas questões tecnológicas e com isto se mantém distantes da realidade dos alunos. É necessário contextualizar a educação para a vivência real de quem aprende e assim aumentar a expectativa em relação à aprendizagem. Os elementos metodológicos são discutidos à luz da visão qualitativa de investigação.Deste modo, a metodologia escolhida utiliza-se dos conceitos do paradigma interpretativista que proporciona a liberdade de suscitar as devidas reflexões e interpretações necessárias para as descobertas da pesquisa.

 

Palavras-chave: aprendizagem, motivação, liquidez.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.