O ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO E FAMILIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MOTIVAÇÃO E ASPECTOS EMOCIONAIS.

Dirce Encarnacion Tavares, Evelin Cristhie Silva Bezerra

Resumo


É na educação infantil que a criança tem as primeiras experiências educacionais em ambiente escolar. Antes disso ela tem bagagem própria, adquirida na convivência com o meio. Tais conteúdos foram assimilados e acomodados por meio das experiências boas e ruins. Baseado nessas experiências a criança também constrói e amadurece seu emocional, para futuramente ter controle de suas emoções e reações. Por meio de recorrentes desestabilidades emocionais, a criança apresentará fracasso escolar, perfil desafiador opositor, problemas de socialização, bem como transtornos e síndrome especificas. O Psicopedagogo é capacitado para auxiliar o aluno, a família e a instituição. Este profissional visa compreender as dificuldades de aprendizagem como também suas causas e tratamento, tendo um caráter curativo e preventivo. Com tal parceria buscam-se métodos apropriados para avaliar o quadro do paciente e principalmente seu estado emocional e autoestima. Como intervir e como auxiliar pais e escola frente ao desenvolvimento emocional do aluno, também fará parte do cronograma deste profissional durante o acompanhamento, pois antes de tudo esse é um trabalho firmado nas emoções e parceria dos envolvidos.

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