DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR: O PAPEL DO ENSINO NÃO ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E HUMANIZADA

Gabriela Aparecida Santos de Jesus, José Luiz Germano Martins

Resumo


O estudo se baseia na compreensão de como o papel do pedagogo hospitalar interfere no desenvolvimento educacional do aluno/paciente e de que forma as relações estabelecidas contribuem para a manutenção do desejo de estudar e na recuperação da saúde da criança/adolescente. Para fundamentar esse estudo, uma pesquisa de campo foi realizada com a entrevista de quatro pedagogas hospitalares atuantes em hospitais no Estado de São Paulo, no intuito de compreender como é o dia a dia desse profissional, identificando as dificuldades e obstáculos enfrentados com a Educação Não Escolar (ENE), especialmente dentro de instituições na área da saúde. Essa abordagem promove o aprendizado no processo de cuidados médicos, facilitando as diferentes relações e processos sociais. Com relação à pesquisa bibliográfica, foram consultados materiais voltados a área da educação e saúde, como por exemplo: livros e artigos que se fundamentam em Educação Não Escolar, mais especificamente relacionados à Educação não Formal.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.